sexta-feira, 23 de julho de 2010

Igreja católica pode ter furtado imagem do padroeiro de Siqueira Campos


A igreja católica pode ter cometido mais um delito, entre tanto outros que fazem parte da sua ficha criminal – provavelmente a maior do mundo. Trata-se da origem da imagem do padroeiro de Siqueira Campos, Senhor Bom Jesus da Cana Verde.
A versão da igreja para a aparição da imagem é que um escravo, fugindo de seu feitor, teria esculpido em cedro o Senhor Bom Jesus da Cana Verde após ter uma visão do próprio. Versão incoerente, já que a imagem tem a linha de trabalho de Aleijadinho e não seria comum um escravo de fazenda ter sido lecionado pelo escultor ou por algum aprendiz direto. Além disso, como alguém em fuga por florestas conseguiria talhar em uma madeira maciça de mais de um metro de altura?
Uma história passada de boca em boca, geração em geração, porém sempre sendo censurada pela igreja e pelas autoridades interessadas (lembrando que além de milagres o Bom Jesus da Cana Verde dá grandes lucros para a igreja e para o município de Siqueira Campos), revela o que seria a verdadeira origem da imagem do padroeiro siqueirense. Originalmente, a estátua pertenceria a uma família de fazendeiros. Com o tempo, a imagem foi ganhando fama de milagreira e a fazenda onde o Bom Jesus da Cana Verde morava passou a fazer grande sucesso, causando assim inveja na igreja.
As autoridades católicas então teriam decidido tomar a imagem e acabar com o “problema”. Para camuflar o furto a versão de que um escravo teria sido o autor da obra foi espalhada e se perpetuado até os dias de hoje.
Pelo jeito, mais uma vez, alguém esqueceu o mandamento “não furtarás”.

10 comentários:

  1. " Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu Sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que Me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que Me amam e guardam os Meus Mandamentos. (Ex. 1:2)

    ResponderExcluir
  2. Só espero escapar da inquisição...

    ResponderExcluir
  3. E o filme de hoje é:
    "Corra que a inquisição vem aí"

    ResponderExcluir
  4. Isso é a pura Verdade...
    Da tão santa e assassina instituição milionaria catolica

    ResponderExcluir
  5. Não podemos negar que a escultura intitulada "santa" pela Igreja Católica é uma bela obra de arte, porém não faz milagre nenhum. O mais intrigante e cômico é ver o Frei responsavel pela paróquia contando a versão da igreja em relação ao "santo", parece até história em quadrinhos...kkkk sem fundamento nenhum!

    ResponderExcluir
  6. aah essa Igreja Católica! sempre me surpreendendo...

    ResponderExcluir
  7. e qual será nossa atitude? vamos denunciar mais esse furto? ou cantaremos ''MEU JESUS DA CANA VERDE 'SEM' SUA CANA NA MÃO''
    pobre Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Quanta inveja, quanta dor de cotovelo...
    Tenha vindo do jeito que tenha vindo, veio pra Siqueira. Ah, e um detalhe, a cidade não tem lucro nenhum com a imagem do Bom Jesus. Pelo contrário. O povo trabalha na festa, que vai de 28 de julho a 6 de agosto para os desinformados, como voluntário. Quem leva lucro é a Igreja Católica, essa sim. O povo de Siqueira Campos tem crescido graças ao trabalho duro e às empresas que os bons prefeitos tem atraído para cá.
    Agora, os hereges de plantão aí, vão procurar conhecer melhor a história do Bom Jesus antes de criticar...
    Valeu? Abraços!

    ResponderExcluir